terça-feira, 2 de novembro de 2010

A primeira impressão é a que fica


Sabe aquela sala que te abraça, que você tem vontade de ficar horas e horas? Existem algums truques bem simples, mas que farão toda a diferença na hora de decorar.
Existem três elementos que são fundamentais e peças chaves: sofá, cortina e tapete. Escolher qual peça será o coringa. E lembre-se elas devem estar em harmonia (usar uma cortina estampada com sofás em cores fortes e um tapete geométrico pode gerar um péssimo visual) . Dê destaque a um item por vez ou então opte por artigos do mesmo estilo ou ainda que sejam complementares.
Quando usar um tapete colorido ou estampado opte por sofás e cortinas de cores neutras. Se você deseja que as peças se completem dê preferência a tons da mesma cor como, por exemplo, um tapete marrom, preto e bege, sofá preto e cortinas bege. Também é possível seguir um estilo único para decorar o ambiente, pode ser vintage, barroco, oriental. Sua personalidade é que deve determinar o jeito da sua sala.

Para equilibrar o ambiente é recomendado que o tapete e a cortina tenham cores próximas ou o mesmo tom. Você pode combinar uma cortina de cor escura com um tapete estampado desde que haja no motivo do tapete um tom que remeta a cortina, formando um conjunto. Mas lembre-se que não é necessário repetir a cor em todas as peças, o que tornaria o cômodo cansativo visualmente.

Almofadas  podem ser usadas sobre o sofá seguindo a mesma linha

O revestimento nas paredes e o piso também não podem ser esquecidos. Se você tem o hábito de mudar de móveis com freqüência escolha tons neutros que facilitem a adequação aos novos itens assim não será necessário reformar todo o espaço quando a mobília nova chegar. Para ampliar ambiente o ideal é utilizar cores mais claras. Simplicidade pode ser sinônimo de requinte quando os utensílios certos são usados. Uma parede branca ganha vida com um belo quadro contemporâneo. Atualmente, estão disponíveis no mercado adesivos para parede que podem simular o desenho de uma paisagem, por exemplo, ou até mesmo o trecho de um poema. Quando o assunto é decoração a criatividade não pode ter limites. Escolha com bom senso e boa sorte!


Fotos e Texto: Viviane D'Oliveira

Um comentário: