quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Poder das Cores

                                                                                            Divulgação

As cores têm influencia em nosso compotamento físico, mental e emocional. E cada vez mais as pessoas estão buscando bem estar, aconchego, conforto e praticidade, atraves das cores.
 É uma situação dificil,  escolher as cores dos ambientes internos de nossa casa, seja na pintura da parede ou na decoração em geral.
Pois vai além de saber combinar e coordenar as pinturas dos ambientes, precisamos conhecer as energias que as cores podem trazer para a casa. A seguir de uma olhada no que representa cada cor e escolha a sua preferida.

Branco- A cor branca traz para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranquilidade e serenidade. Para outras, a sensção é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados.

Preto- Muita atenção e cuidado com o uso desta cor, ela deve ser usada em pequenos detalhes na decoração, principalmente para termos um "efeito especial", tanto dentro, como fora de casa. Ainda na área interna, é usada para fazer contrastes, principalmente com o branco. Também muito usada no teto com pé direito muito alto para dar sensação de rebaixo.

Verde- É uma cor muito usada e sempre traz alegria e vida. No piso e detalhes, lembra  a natureza. Ela não incide muita luz, mantendo a cor original, em locias abertos e complementa madeira e jardins.

Vermelho- Todo cuidado é pouco, na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em execesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico, em demasia, pode ser vulgar.

Azul- Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores  para evitar a monotonia e sono. Mais escuro, transmite autoridade e poder.

Amarelo- Nos ambientes, é muito usado para esquentar e iluminr áreas escuras e frias, em pisos, provoca sensção de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Laranja- Inconcientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

Lilás/ Violeta- Tons mais claros, podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar; evite ter locais com a predominância desata cor.



Michele Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário